PT lança 511 pré-candidaturas LGBTQI+ em 2020

PUBLICIDADE

Número recorde possui candidaturas ao legislativo e ao executivo este ano.

As eleições de 2020 prometem ser tomadas pelo debate do arco-íris. Somente no Partido dos Trabalhadores (PT) as
candidaturas de LGBTQI+ serão 511, de acordo com o levantamento da Secretaria Nacional LGBT do partido. O avanço se dá após a última eleição ter tido um aumento expressivo do conservadorismo.
“Nessas eleições o PT terá varias candidaturas LGBT, fruto do trabalho da Secretaria Nacional, que pautou a luta pelo respeito, contra a discriminação, dando voz a esses companheiros/as” afirma Gleisi Hoffmann, Presidenta do PT.
De acordo com Janaina Oliveira, secretária nacional LGBT do PT, o partido vem investindo na pauta após a criação da secretaria temática, que antes era apenas um setorial e para alem das candidaturas especificas as demais campanhas estão orientadas a pautarem a promoção da cidadania e o enfrentamento a violência contra a população LGBTQI+.

Os dados da secretaria demonstram que ate agora já somam 511 pré-candidaturas, 494 para o legislativo e 17 para executivos municipais.
Candidaturas a vereança são 400 de pessoas cisgêneras (lésbicas, gays e bissexuais) e 94 pré- candidaturas transgêneras e 199 pré candidatas a vereança são do sexo feminino.
Na disputa a prefeitura, das 17 pessoas, 04 são femininas e 04 (quatro) são vice em chapas majoritárias.
Uma dessas candidaturas é da professora Célia Tavares, ex-candidata ao Senado nas eleições de 2018, quando obteve 164.845 votos e hoje concorre a Prefeitura de Cariacica (ES).
Janaina analisa que o PT deve ser o partido com mais candidaturas LGBTQI+ no Brasil, o que demonstra que a pauta
tem avançado no debate interno partidário. “Estamos preparando nossas candidaturas com formações políticas e debates internos, além de debater com o conjunto do partido para a defesa dos nossos direitos, as nossas candidaturas também debatem diversos temas, pois acreditamos na política de forma transversalizada”.

Em Pernambuco serão 35 pré-candidatos/as LGBT. 1 Prefeito, 1 vice-prefeito e 33 Vereadores/as.

PUBLICIDADE

Comentários