Academias de ginástica devem reservar espaço de dez metros quadrados por aluno

PUBLICIDADE

Foto: Thilo Schmuelgen/Reuters

Autorizadas pelo governo de Pernambuco a reabrir a partir da segunda-feira (20), as academias de ginástica de parte do estado deverão seguir normas rígidas. De acordo com o protocolo de segurança, os estabelecimentos precisam reservar espaço de dez metros quadrados para cada aluno, nas áreas de treino e piscina e nos vestiários.

Essa norma está prevista no protocolo elaborado pelo governo de Pernambuco e postado no site especial sobre o combate ao novo coronavírus. Esse documento tem orientações específicas para o setor, que deve ainda respeitar o “Protocolo Geral do estado” para todas as atividades em funcionamento.

Outra regra é a delimitação, com fita, do espaço em que cada aluno deve se exercitar nas áreas de peso livre e nas salas de atividades coletivas. Cada um deve ficar a 1,5 metro de distância do outro.

A academia só pode usar 50% dos “aparelhos de cardio”, como esteiras ou bicicletas ergométricas. É preciso deixar o espaçamento de um equipamento sem uso para o outro ou garantir o distanciamento mínimo de dois metros entre eles.

O protocolo determina a mesma prática para armários e objetos pessoais, bem como para os aparelhos de musculação.

Cada estabelecimento deve também disponibilizar um gráfico com a frequência diária por horário, para que alunos e personal trainers possam escolher o período com o menor fluxo de pessoas.

As regras definidas pelo governo apontam, ainda, para que os alunos, durante a atividade física, possam direcionar e manter a respiração no sentido oposto aos demais praticantes.

Higiene
O protocolo também trata de práticas de higiene que deverão ser adotadas nas academias. Entre elas, estão a disponibilização de recipientes com álcool a 70% para higienização das mãos dos alunos, profissionais e colaboradores, em todas as áreas da academia (recepção, musculação, peso livre, salas de coletivas, piscina, vestiários e kids room).

Do G1 PE

PUBLICIDADE

Comentários