Bancos de Leite Humano já distribuíram mais de 3 mil litros em 2020

De janeiro a maio deste ano, 11 Bancos de Leite Humano e seis Postos de Coleta de Leite Humano espalhados pelo estado de Pernambuco já distribuíram três mil litros de leite materno. Toda essa doação, vinda de um pouco mais de duas mil mulheres, beneficiou 3,5 mil bebês prematuros e/ou de baixo peso, internados em Unidades Neonatais.

Segundo o Ministério da Saúde, um pote de leite materno doado pode alimentar até 10 bebês por dia. A depender do peso da criança, um mililitro é o suficiente para supri-lo a cada vez que for alimentado.

Moradora de Caruaru, Roseane Cristina é doadora de leite materno há cerca de dois meses. Ela conta que resolveu doar por saber da importância do leite materno para a saúde dos recém-nascidos.

“Tenho bastante [leite materno], tanto para saciar a necessidade da minha filha, quanto para ajudar a necessidade do Banco de Leite Humano e ajudar os prematurinhos internados, principalmente nesse momento da Covid-19.”

O Centro de Referência do estado de Pernambuco é o Banco de Leite Humano e Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, localizado na Rua dos Coelhos, número 300, o bairro Boa Vista, no Recife. A unidade oferece coleta domiciliar e está aberta de segunda a sexta-feira, das sete da manhã às cinco horas da tarde.

Na capital, ainda há outros oito Bancos de Leite Humano espalhados pela cidade, além de cinco Postos de Coleta de Leite Humano. No estado de Pernambuco, também há Bancos de Leite Humano em Petrolina e Caruaru, e um Posto de Coleta de Leite Humano no município de Jaboatão dos Guararapes.

Segundo a coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janini Selva Ginani, o leite materno diminui o risco de crianças desenvolverem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

“Crianças que receberam leite materno apresentam menor risco de desenvolver doenças crônicas como diabetes e pressão alta e apresentam melhor desenvolvimento da inteligência.”

“Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença”. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.

Comentários