Reta final da Campanha de Vacinação contra Gripe

Grupos prioritários de crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas ainda não alcançaram a meta determinada pelo Ministério da Saúde

Até o momento, Caruaru aplicou 68.307 doses de vacina contra gripe nos grupos prioritários da 22ª Campanha Nacional de Vacinação, o que corresponde a 80,25%. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% do público-alvo de cada grupo prioritário.

A campanha teve início no dia 23 de março com idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde; seguindo com profissionais das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários e, por fim, crianças de seis meses a cinco anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas de até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade e os professores das escolas, pública e particulares.

“A campanha segue até a próxima semana e alguns grupos já atingiram suas metas, mas pedimos atenção especial as gestantes, puérperas e aos pais ou responsáveis de crianças de seis meses a cinco anos para se encaminhar até uma das nossas 73 unidades de saúde da família existentes para fazer esta imunização”, explica a coordenadora do Programa Nacional de Imunização – PNI, Sarah Rafael. Ainda faltam receber a vacina cerca de 13.831 crianças, 2.225 gestantes e 320 puérperas.

Para realizar a vacinação é preciso apresentar os seguintes documentos:
• Crianças de 6 meses a 5 anos – os pais devem levar o cartão de vacina;
• Professores de escolas públicas e particulares – apresentar crachá ou contracheque;
• Gestantes – cartão do pré-natal;
• Puérperas até 45 dias pós parto – devem apresentar a certidão de nascimento da criança;
• Adultos maiores de 55 anos de idade – levar documento de identificação com foto;
• Pessoas com deficiência- devem apresentar laudo médico para as deficiências não visíveis.

As unidades básicas de saúde de Caruaru funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Além disso, ainda existe a possibilidade da vacinação noturna, que acontece no período de 17h às 19h, diariamente, nos postos de saúde da família: Vassoural I, II e III, São João da Escócia I, III e IV, Unidade escola Dr. Vieira e Santa Rosa II, III e IV. Nas segundas e quartas no PSF Nova Caruaru; nas terças e quintas no PSF Rendeiras; nas segundas e quartas, no PSF Sinhazinha e nas quartas-feiras, no PSF Maria Auxiliadora.

“É importante lembrar também, que as pessoas de qualquer um dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram, podem buscar as unidades básicas de saúde com os documentos necessários até o dia 05 de junho e depois disso, a vacinação segue apenas enquanto durar o estoque. Não haverá prorrogação do prazo”, finaliza a coordenadora do PNI.

Comentários