Abertura da Fenagreste 2019 é marcada por música e homenagens em Caruaru

Público esperado é de cerca de 60 mil pessoas durante os cinco dias do evento, que segue até domingo (8)

A 4ª edição da Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste) teve início nesta quarta-feira (4) em Caruaru. Neste ano, o evento conta com o tema “Palavra: do impresso ao digital”, e faz homenagem ao advogado e ex-ministro Fernando Lyra (in memoriam); e Sebastião Alves Cordeiro, o Mestre Sebá, nome reconhecido na cultura popular e no teatro de mamulengos.

A solenidade de abertura do Fenagreste aconteceu à noite, com a apresentação do Maestro Bitonho, e homenagens dos repentistas João Lídio e Luciano Leonel; do poeta Jeferson Moisés; e do escritor Sidney Rocha para Fernando Lyra e o Mestre Sebá. “A gente tem a alegria de poder entregar a Caruaru um grande festival cultural. Já estamos entre as cinco maiores feiras do Brasil e esperamos cerca de 60 mil pessoas”, destacou a prefeita Raquel Lyra.

Durante o primeiro dia, centenas de alunos e professores da rede municipal de ensino de Caruaru se fizeram presentes e participaram de oficinas e palestras, gratuitamente. “A Fenagreste ajuda muito a obtermos mais conhecimentos. O gosto pela leitura também é aguçado. Eu tive vendo as oficinas e saio daqui com mais informações”, garantiu o estudante Pedro Henrique.

Também fizeram parte da programação, a apresentação do Mestre Sebá e contração de histórias infantis e deixaram a criançada atenta. “Minha filha tem quatro anos e está encantada com esse cantinho do Mestre Sebá. Eu estou impressionado com a organização do evento”, assegurou o advogado Paulo Carvalho.

*Incentivo*
Os professores e técnicos em educação já podem usar o bônus de R$ 300 ofertado, sem custo, para os profissionais. “A prefeita Raquel Lyra, por mais um ano consecutivo, teve a sensibilidade de disponibilizar o bônus para garantir que nossos professores possam adquirir os livros e aprimorar seus conhecimentos, o que, consequentemente, melhora o aprendizado dos estudantes e assim eles desenvolvem suas habilidades com mais facilidade”, garantiu a secretária de educação Marta Medeiros.

A Fenagreste é realizada através da parceria entre a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Associação do Nordeste das Distribuidoras de Livros (Andelivros) e da Prefeitura de Caruaru. O evento tem a participação de mais de 60 editoras e distribuidoras de livros, num espaço de cinco mil metros quadrados. A maior bienal do agreste acontece até o próximo domingo, 8, no Espaço Cultural Tancredo Neves.

Comentários