Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa de Caruaru criou programas voltados para o empreendedorismo local em 2018

PUBLICIDADE

Em 2018, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa (Sedeec) continuou fomentando o empreendedorismo local com projetos que melhoraram a economia caruaruense e da região

Em 2018, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa (Sedeec) expandiu e consolidou o fomento ao empreendedorismo local através de projetos que impulsionaram a economia caruaruense e da região.

Lançado ainda em fevereiro, o Conecta Oportunidades(co.caruaru.pe.gov.br) permite um encontro mais rápido e preciso entre quem procura um emprego e quem procura um profissional.O portal indica automaticamente os currículos cadastrados às vagas ofertadas de acordo com os requisitos exigidos por elas, cruzando as informações de oferta e procura.

Até novembro, o portal contava com 2.089 currículos e 48 empresas cadastradas, disponibilizando 51 vagas e apresentando 3.670 indicações de currículos a vagas de mesmo perfil. Assim como o Conecta Empreendedor (conectaempreendedor.caruaru.pe.gov.br), lançado em 2017, o Conecta Oportunidades foi completamente planejado e desenvolvido pela própria equipe da secretaria sem custos extras para a gestão. O sucesso dos programas foi tão grande que os Conectas concorreram ao X Prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor, na categoria Inovação e Sustentabilidade.

Percebendo, no Conecta Oportunidades, a alta incidência de currículos cadastrados sem qualificação profissional necessária para atender as exigências do mercado e contribuindo para tornar o município mais inclusivo, mais escolarizado e mais competitivo, foi lançado no mês de agosto oQualifica Caruaru(qualifica.caruaru.pe.gov.br).Este programa foi construído pela Sedeec em parceria com outras quatro secretarias municipais e ofertou cursos nas áreas de confecção, economia criativa, beleza, campo, empreendedorismo, trabalho e cidadania. Até o mês de novembro, foram formadas 26 turmas com 384 vagas preenchidas.

A Sedeec continuou atenta ao setor de Tecnologia e sentindo a necessidade de fomentá-lo esteve à frente da Lei de Incentivo à Tecnologia e Economia Criativa, LITEC(litec.caruaru.pe.gov.br), que passou aestimular a diversificação da matriz econômica do município, agregando valor à produção local, aumentando a arrecadação municipal e alargando a visibilidade do município. A LITEC permite também a geração de efeitos multiplicadores na atração de outras empresas, nos serviços prestados e nos demais setores da economia, o que incrementa direta e indiretamente o emprego e a renda em Caruaru e entorno. Desde sua promulgação, em 2018, foram beneficiadas 05 empresas.

Ainda no viés do setor tecnológico, através de sua gestão dinâmica e focada no fortalecimento de nossa economia, a secretaria promoveu umapesquisa sobre CT&I (Ciência Tecnologia e Inovação) no município. Realizada em parceria com o Colab, empresa de engajamento cívico e inovação para empresas, abordando agentes dessa área como estudantes, professores, profissionais e empreendedores com o intuito de conhecer melhor o ambiente que nosso município dispõe atualmente para este setor.

Os dados levantados pela pesquisa irão subsidiar a criação do Conselho de Ciência Tecnologia e Inovação de Caruaru e, assim, instituir diretrizes de incentivo, promoção, ampliação e fortalecimento desta área. O momento foi também propício para um levantamento interno na Prefeitura sobre as atividades desenvolvidas em CT&I.
Como secretaria gestora do Polo de Desenvolvimento Sustentável do Agreste (PDSA), a Sedeec foi responsável pela instalação de 03 novas empresas no local, entre elas o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), ligado ao INMETRO, expansão de mais uma, além de uma nova doação de terreno, impactando, assim, o município com a criação de 856 novos empregos diretos e indiretos. Dialogando ainda com o setor industrial, foi iniciado este ano em parceria com a Asces-Unita um estudo sobre a potencialidade logística intermodal da região.

Assim como no ano anterior, a Sedeec, em 2018, esteve também à frente da captação de patrocinadores para o São João, alcançando neste ano a maior arrecadação da história do município para este evento: R$9.756.020,00.

Em abril de 2018, foi lançado também o Contexto Econômico (contextoeconomico.caruaru.pe.gov.br), uma compilação de dados da conjuntura econômica de Caruaru, acompanhados por aspectos nacionais e estaduais. O material é divulgado mensalmente e é importante para um entendimento e acompanhamento maisamplo da economia do município, auxiliando tomadas de decisão com direcionamento mais assertivo.

Além das ações iniciadas em 2018, a Sedeec deu continuidade a programas lançados no ano anterior. O programa Facilita(facilita.caruaru.pe.gov.br), por exemplo, implantado em outubro de 2017, vem auxiliando a abertura de negócios formais no município, sendo 839 empresas abertas e um percentual de 99,4% de atendimentos analisados desde sua criação. O projeto desburocratiza e acelera a abertura de micro e pequenas empresas, diminuindo o tempo do processo que, antes do programa, durava até 9 meses. O Facilita solucionou as dificuldades diagnosticadas em conjunto com diversos parceiros durante a etapa inicial de estudo do processo e conta com monitoramento contínuo, assegurando que as práticas indicadas estejam sendo efetuadas. O Facilita também concorreu ao X Prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor, na categoria Desburocratização e Implementação da REDESIMPLES.

PUBLICIDADE

Comentários