Projeto Conexões lança livro nesta quinta-feira, com download grátis

PUBLICIDADE

O Projeto Conexões promove, nesta quinta-feira (6/12), no Haus Lajetop & Beergarden (Pina), no Pina, o lançamento do seu segundo livro, Os impactos das Novas Mídias na Comunicação – Volume 2A obra foi editada pela Editora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e será disponibilizada, gratuitamente, em formato digital. O lançamento no Recife coincide com a estreia do InovaTALK, projeto da jornalista Sílvia Matos para discutir as transformações que a tecnologia tem trazido para o mercado de comunicação. O evento tem entrada gratuita, porém com inscrição necessária (faça a sua aqui). Em Caruaru, o lançamento será no dia 10 de dezembro, no Armazém da Criatividade, às 10h, com acesso livre.

O segundo volume lançado pelo Conexões tem projeto gráfico do Laboratório de Tipografia do Agreste (LTA), ligado ao curso de Design da UFPE em Caruaru, e será lançado exclusivamente em formato digital, gratuitamente. O objetivo é explorar a repercussão das novas mídias e como elas afetam os profissionais, estudantes, professores e pesquisadores de comunicação ‒ afinal, as ferramentas digitais estão cada vez mais inseridas em nossa realidade.

O trabalho reúne artigos acadêmicos e relatos profissionais, escritos por 32 autores (veja lista no fim do texto) que estão vivendo essas mudanças e buscando se adaptar a elas. Os textos trazem experiências e estudos alinhados com os desafios enfrentados por comunicadores na atualidade, além de suas incursões no ambiente corporativo, como no relato Negócios em comunicação: algumas dificuldades de empreender depois do jornalismo, de Paulo Rebêlo. Outro exemplo é o artigo Os fenômenos do “jornalismo cidadão” e da não-notícia no jornalismo contemporâneo, de Fabiana Moraes e Sheila Borges.

Legado do Projeto Conexões

Com organização de Sheila Borges, Diego Gouveia, Amanda Mansur e Emídia Felipe, o livro é a segunda coletânea de relatos profissionais e artigos acadêmicos lançada pelo projeto – a primeira foi publicada em março de 2017.  “O segundo volume marca o encerramento do Projeto Conexões, criado a partir da necessidade de conectar  profissionais que estavam saindo dos veículos de comunicação às novas necessidades do mercado”, comenta Emídia Felipe, jornalista e empreendedora que é uma das organizadoras do livro.

Realizado por meio de esforços de profissionais voluntários e apoio institucional do Campus do Agreste – UFPE, Porto Digital, Sindicato dos Jornalistas Profissionais Pernambuco (Sinjope), Universidade Católica (Unicap) e outras instituições e empresas parceiras, o Conexões foi desenvolvido de 2016 a 2018, direcionado a profissionais, professores, pesquisadores e estudantes do campo da comunicação, design e cultura. Foram promovidos palestras, minicursos e debates para preparar esse público para atuar em um mercado em que as novas tecnologias, a convergência midiática e as redes sociais redefinem os papéis de consumidores e produtores da informação.

Emídia, que se envolveu com o projeto em meados de 2017, ressalta que o ciclo encerrado agora pelo Conexões é, na verdade, um novo começo. “Os idealizadores do Conexões, Sheila Borges, Rossini Barreira e Cláudia Eloi, e todos os realizadores envolvidos trouxeram não apenas treinamentos e conteúdos gratuitos de alta qualidade para o mercado pernambucano. Eles mostraram que os profissionais podem iniciar uma nova fase de protagonismo. O InovaTalk é um exemplo disso”, diz a empreendedora sobre o projeto da também jornalista Sílvia Matos, cuja primeira edição será a ocasião em que o livro do Conexões será lançado na próxima quinta-feira (6/12).

Livro Os impactos das Novas Mídias na Comunicação – Volume 2

Ficha técnica

2018 Editora Universitária – UFPE

Projeto gráfico e diagramação
Laboratório de Tipografia do Agreste
Fátima Finizola (Coordenação)
Hilário Abdias de Oliveira Silva e Cleiton Barbosa de Moura

Revisão
Christianne Alcântara e Fabiane Cavalcanti

Captação e edição de imagens
Amanda Mansur Custódio Nogueira

Relatos profissionais

Negócios em comunicação: algumas dificuldades de empreender depois do jornalismo
Paulo Rebêlo

O que profissionais de comunicação podem aprender com startups
Emídia Felipe

Como o jornalismo hiperlocal empodera comunidades e combate fake news: o caso do PorAqui
Raíssa Ebrahim

Os desafios das estratégias de gestão em redes sociais
Adriano Pádua

Os desafios da Assessoria de Comunicação com as novas mídias: case do Porto Digital de Pernambuco
Fernanda Villas Bôas e Rossini Barreira

Realidade Virtual: uma nova mídia?
Cida Barros e Caio Lucena

Metanarrativas
Victor Hugo Soares

O mercado editorial em tempos de convergências digitais
Amílcar Bezerra, Eduardo César Maia e Paula Mascarenhas

 Artigos acadêmicos

Valor da Notícia no Jornalismo Pós-Industrial
Dario Brito Rocha Jr e Denny A. F. Costa

Quem (ainda) lê tanta notícia: o impacto do processo em transformação da indústria da notícia nas bancas de jornais e na categoria dos gazeteiros no Grande Recife
Ciro Carlos Rocha e Pedro Paulo Procópio

Os fenômenos do “jornalismo cidadão” e da não-notícia no jornalismo contemporâneo
Fabiana Moraes e Sheila Borges de Oliveira

A relação entre audiência e interação via redes sociais: um estudo da repercussão do telejornal PE no Ar
Isly Viana de Melo Ximenes, Bruno Rafael Gueiros Barbosa e Juliano Domingues da Silva

Jornalismo de Bolso: formação para produção da notícia a partir de dispositivos móveis
Kety Luzia de Amorim Marinho, Diego Gouveia Moreira, Andréa de Lima Trigueiro Amorim e Sheila Borges de Oliveira

Ativismo digital e redes de indignação: os grupos de pressão
Davi Barboza Cavalcanti e Fábio Jaderlino

Jogos e comunicação: um campo de possibilidades criativas
Breno Carvalho e Carla Teixeira

Do Açougue à Academia: Comunicação, Estetização e Vigilância na Plataforma Academia da Carne da Friboi
Izabela Domingues

Sobre crises anunciadas e outros aspectos do gerenciamento
Christianne Alcântara

O discurso das ruas: reflexões sobre as práticas da comunicação popular escrita no espaço urbano
Fátima Finizola

Cinema em Pernambuco: conexões entre a história, a formação de grupos e a estrutura de sentimentos
Amanda Mansur Custódio Nogueira

LANÇAMENTO
Livro Os impactos das Novas Mídias na Comunicação – Volume 2

Recife – na estreia do InovaTalk
Quinta-feira (6/12), 18h30
Haus Lajetop & Beergarden (Galeria Joana D’Arc)
Av. Herculano Bandeira, 513, Pina
Inscrições gratuitas pelo Sympla no http://bit.ly/inscricaoinovatalk1

Caruaru 
Segunda-feira (10/12), 10h
Armazém da Criatividade
Acesso livre

PUBLICIDADE

Comentários