Síndrome desconhecida está sendo investigada em unidades de saúde de Pernambuco

PUBLICIDADE

Imagem: Divulgação

Oito unidades de saúde de Pernambuco foram selecionadas para fazer vigilância sentinela da “síndrome exantemática de etiologia a esclarecer”. O termo foi designado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) para definir uma doença que têm acometido crianças.

De acordo com relatos de médicos que atuam nas emergências de serviços públicos e privados, os pacientes têm aparecido com manchas vermelhas pelo corpo, que ainda não têm causa definida. A investigação acontecerá nos municípios de Caruaru, Recife, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina.

Além de Pernambuco, os estados de Bahia e Alagoas têm registrado casos semelhantes. A investigação visa descrever as formas de manifestações da doença, identificar fatores relacionados ao risco de transmissão, confirmar a causa e definir as medidas de prevenção adequadas.

Os pacientes que forem notificados devem passar por exames de sangue, urina, fezes e secreção de naso e orofaringe. Para análise, as amostras serão encaminhadas ao Laboratório de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE).

PUBLICIDADE

Comentários