Cuidados com a Saúde Integral do Homem em pauta nas ações do Novembro Azul em Caruaru

PUBLICIDADE

Dia D da campanha será realizado no próximo domingo, 11 de novembro

A Secretaria de Saúde de Caruaru já vem mobilizando as unidades do município para intensificar, durante todo o mês, as ações de promoção e prevenção à saúde da população masculina, aproximando o público dos serviços ofertados pelo SUS, em alusão ao Novembro Azul.

Este movimento teve origem, em 2003, na Austrália. Desde então, diferentes estratégias de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnósticos de doenças que atingem à população masculina são realizadas por diversas instituições. Neste sentido a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), seguindo o Ministério da Saúde, é a favor da abordagem integral da saúde dos homens.

“A cultura machista faz com que os homens não realizem o autocuidado e só procurem os serviços de saúde quando a situação já está aguda. Por este motivo, o que as unidades de saúde trabalham durante todo o ano é reforçado neste período do Novembro Azul, para tornar a prevenção um hábito, não só em relação ao câncer de próstata, mas visando a qualidade de vida do homem como um todo”, afirmou o coordenador de Saúde do Homem, Rafael Moreira.

Durante todo o mês serão realizadas Rodas de Conversa sobre a saúde integral do homem em todas as unidades básicas de saúde; busca ativa dos Agentes Comunitários de Saúde à População Masculina para orientações sobre prevenção e promoção em saúde; Caravana da Saúde do Homem nas Escolas com rodas de conversa sobre a singularidade da saúde do homem e entrega de folders; palestras; esquetes teatrais; formação sobre saúde do homem para profissionais da área; atividade de incentivo a prática esportiva, entre outros.

No próximo sábado (10), haverá a abertura de dois serviços para atendimento da população masculina. No Ambulatório Multiprofissional Especializado – AME, serão ofertadas consultas, para o Urologista e Cardiologista e no Centro de Imagens Municipal – CIM, serão ofertados exames de Ultrassom de Próstata, Biópsia e PSA. As consultas e exames são agendados pela regulação da Secretaria Municipal de Saúde. A ação se repete no dia 24 de novembro.

Já no domingo (11) será o “Dia D do Novembro Azul”. A ação vai acontecer no ‘Nossa Avenida’, na Avenida Agamenon Magalhães, com oferta de diversos serviços, como: distribuição de preservativos; Aferição de Pressão; Aurículoterapia; Medida do IMC; Atividade Física e entrega de folders e adesivos da Campanha.

“Ainda em alusão ao Novembro Azul, teremos uma pedalada pelas ruas da cidade, no dia 25, e uma ação sobre prevenção de acidentes e prevenção do câncer de pele com mototaxistas no dia 26. São várias ações durante todo o mês e em vários espaços, a ideia é que o homem, realmente, seja sensibilizado para o cuidado com a sua saúde”, finalizou o coordenador.

PUBLICIDADE

Comentários