SUDER inicia 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa

PUBLICIDADE

A Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural (SUDER) inicia, nesta segunda-feira (05), a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa para rebanho de bovinos, em todo o município. Estão sendo oferecidas 1.400 doses direcionadas a animais com até dois anos de idade.

Para ter acesso à imunização do rebanho, o produtor rural deve comparecer a Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural e solicitar a inclusão no calendário. A SUDER fica localizada no bloco C da Prefeitura de Caruaru, no bairro Petrópolis.

A vacinação vai até o próximo dia 30 de novembro e é feita de forma gratuita.

Curiosidades:

Entenda o que é a febre aftosa:

Trata-se de uma doença infecciosa causada por vírus (família Picornaviridae, gênero Aphthovirus), que se dissipa pelo contato entre animais doentes e susceptíveis, e pode contaminar o solo, água, vestimentas, veículos, aparelhos e instalações. O vento pode transportar o vírus.
Entre os sintomas que os animais apresentam estão:

Feridas (bolhas, aftas) na boca, nas tetas e entre as unhas; Salivam em excesso (babam), não comem e não bebem; Andam com dificuldade (manqueira); Se isolam dos outros animais; Apresentam febre alta, podendo ter tremores; Em vacas leiteiras pode haver diminuição rápida da produção de leite.

Qual a importância da campanha de vacinação?

A imunização contra a febre aftosa existe em grande parte da América do Sul, como uma das principais estratégias dos programas nacionais de erradicação, já que a doença atravessa fronteiras internacionais por meio do transporte de animais infectados e da importação de produtos de origem animal (principalmente carne com osso).

 

PUBLICIDADE

Comentários