SCFV inaugura novo espaço em Caruaru

PUBLICIDADE

O serviço passa a integrar os atendimentos das pessoas com deficiência em novo endereço

Idosos, crianças e adolescentes de Caruaru passam a contar a partir desta terça-feira (27) com um novo espaço para a realização das atividades oferecidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O prédio localizado no número 101, da Rua Rodrigues de Abreu, no bairro Maurício de Nassau, conta com estrutura adequada para atender pessoas com mobilidade reduzida e, com isso, passa a integrar os atendimentos do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CAPD).

A escolha pelo nome do espaço para Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Irmã Werburga Schaffrath se deve ao reconhecimento dos trabalhos realizados pela religiosa homenageada no cuidado com as crianças e idosos de Caruaru. A mudança para o novo local irá proporcionar a ampliação dos serviços ofertados, incluindo os cadeirantes, que passarão a contar com a realização das oficinas de inclusão produtiva, entre elas, as de cabeleireiro, com as aulas ministradas em sala específica.

A prefeita Raquel Lyra falou do compromisso de atender todas as faixas etárias da população. “Hoje a gente entrega à Caruaru um novo centro onde serão atendidas especialmente crianças e idosos, além de pessoas com deficiência. Aqui serão oferecidas oficinas como as de artesanato, dança, salão de beleza, informática, em um espaço bonito e agradável, onde a gente espera que as gerações se encontrem para fazer de Caruaru uma cidade mais feliz”, ressaltou a prefeita.

A nova estrutura permitirá o acréscimo de 150 usuários nos atendimentos oferecidos, passando de 350 para 500. As pessoas com deficiência poderão se dirigir ao centro para tirar a carteirinha do Passe Livre, receber orientações e participar de práticas como capoeira inclusiva, computação e dança com cadeirantes. As crianças e adolescentes terão mais espaço para as aulas de balé clássico e atividades socioeducativas, e os idosos, para as atividades de artesanato, computação, dança de salão, alongamento, zumba, entre muitas outras.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos faz parte da rede socioassistencial da Prefeitura de Caruaru, que atua através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Irmã Werburga Schaffrath (homenageada)– Freira alemã da Ordem das Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing, que desenvolve trabalhos sociais no Brasil há mais de 50 anos, sendo em Caruaru, sua atuação mais marcante. Em 1969 passou a realizar um trabalho social com as famílias recém-estabelecidas no Monte Bom Jesus, em situação de vulnerabilidade social, com foco nas crianças do jardim de infância e pessoas idosas. No mesmo período, a religiosa liderou a implantação do Centro Social São José do Monte, no município, e passou a desenvolver uma rede auxiliar que hoje inclui a Casa Henrique (Centro de fisioterapia e cuidados de saúde), a Casa São Plácido (Centro Juvenil para 180 crianças), um jardim de infância e o projeto Oásis. A Irmã Werburga foi nomeada cidadã de Caruaru em 1990.

PUBLICIDADE

Comentários