SPM inicia ações alusivas ao Dia das Mulheres

PUBLICIDADE

A Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru estará promovendo, a partir desta quarta (07), diversas ações alusivas à luta histórica das mulheres. Trata-se da Semana da Mulher – Lutas e Enfrentamentos, com programação elaborada para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta, oito de março. A programação de hoje inicia às 14h com as ações de cidadania e enfrentamento à violência contra a mulher, na Rua da Lata, no Bairro São João da Escócia, e mesa redonda no auditório de medicina da UFPE. Também está programada uma palestra sobre enfrentamento à violência contra a mulher para as mães de adolescentes da Funase, às 15h, nessa fundação. A programação segue até o próximo domingo (11).

Para a secretária da pasta, Perpétua Dantas, a celebração da data deve ir além do costume que se criou de meramente distribuir flores. Deve representar a reivindicação do direito das mulheres em ter segurança, saúde e qualidade de vida. “A luta é pela reivindicação de se ter mais direitos e não violência contra o gênero feminino, que infelizmente ainda é tão presente em nossa sociedade. É sempre uma oportunidade de ampliar debates e outras ações que possam garantir melhores condições de vida”, destacou Perpétua.

Ressalta-se, que no Brasil, as mobilizações em prol dos direitos das mulheres surgiram através de grupos anarquistas do início do século 20, que assim como em diversos outros países, lutavam por melhores condições de trabalho e qualidade de vida. Assim as mulheres conquistaram espaço, através da conquista do voto feminino no Brasil e da luta do movimento das sufragistas.

PUBLICIDADE

Comentários