Governo Presente reforça ações de prevenção social

PUBLICIDADE
Acreditando e defendendo que violência não se enfrenta apenas com repressão, mas também com prevenção, o governador Paulo Câmara lançou nesta última sexta-feira (23), no Palácio do Campo das Princesas, a edição 2018 do programa Governo Presente (GP). Com o propósito de promover a cidadania, através da garantia de direitos e de prevenção social da violência em territórios mais vulneráveis, este ano, a iniciativa amplia as estratégias de atuação para contemplar, também, os municípios do Cabo de Santo Agostinho e do Paulista. Durante a solenidade, foram anunciadas ainda seis mil vagas para oficinas culturais, artísticas e de profissionalização, que serão oferecidas gratuitamente em todos os 50 territórios de atuação do GP.
“Se combate violência com prevenção. Todo o esforço de repressão, de reequipamento das polícias nós estamos fazendo. Os resultados estão começando a chegar de maneira mais claras, mas temos que cuidar também da prevenção e da cidadania. Buscar, realmente, ocupar territórios dando oportunidade aos nossos jovens, seja na educação, na cultura, nos esportes, na cidadania, e fazendo com que tudo isso seja atrativo. Ao mesmo tempo, dar opções de capacitação, de qualificação, de conectividade. Queremos estar presentes junto à nossa juventude”, destacou o governador, completando:
Para incrementar as atividades voltadas à juventude, aproximando deste público estratégias de qualificação, cultura, lazer, cidadania e tecnologia, o programa passa a contar com a modalidade “Juventude Presente”. Lançada durante o evento, a categoria vai oferecer seis mil vagas para oficinas de grafitagem, foto e videojornalismo, hip hop, capoeira e percussão. As oficinas serão realizadas nas escolas estaduais, centros comunitários e associações que abrigam as estações do programa.
Além do Cabo de Santo Agostinho e de Paulista, já são atendidas pelo programa as cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina. Nestas localidades, o Governo de Pernambuco atua, desde 2008, para diminuição dos índices de violência, levando políticas públicas e ações de cidadania para a população mais vulnerável. O Governo Presente, que é o braço de prevenção social do Pacto Pela Vida, faz parte das atividades da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sendo coordenado pela Secretaria Executiva de Articulação Social (Seart).
“Não é um governo que se apresenta à juventude com algo pronto, acabado e determinado. É um governo que se propõe a construir com a juventude. Todos os territórios, as oficinas e a periodicidade, o que se quer construir como alternativa, será, a exemplo do que já acontece nos Compaz, pactuado com a juventude. Vai muito além do que a expectativa de futuro, é a certeza de que pode haver uma transformação também no presente”, registrou o secretário da SDSCJ, Clóves Benevides.
TERRITÓRIOS – Para a escolha dos novos territórios a serem assistidos pelo GP, foram realizados estudos que analisaram os índices de Crime Violento contra o Patrimônio (CVP) e Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), como explica a secretária da Seart, Mileane Aguiar. “A partir do momento que nós já estamos instalados nos territórios especiais de cidadania, nós vamos até à juventude e às escolas locais e realizamos fóruns para que eles possam propor demandas de dentro da comunidade. Tudo para que eles saibam que são estimuladores de políticas públicas, que têm vez, têm voz e que sabem o que estão fazendo”, pontuou.
O prefeito do Recife, Geraldo Julio parabenizou o Governador pela iniciativa. “Parabéns ao nosso governador Paulo Câmara por essa visão clara de que as pessoas precisam dessa oportunidade, pela sua competência e determinação de, mesmo num momento financeiro difícil, conseguir fortalecer um programa como esse, fazendo junto com o povo e para o povo”, disse.
PUBLICIDADE

Comentários