Pedidos de isenção de IPI e IOF para deficientes poderão ser feitos pela internet

PUBLICIDADE

Agora ficou mais fácil para pessoas com deficiência física conseguirem adquirir um carro novo. Por meio de uma Instrução Normativa (IR 1769/2017), a Receita Federal criou o serviço de pedido de isenção dos Impostos sobre a compra de automóveis por atendimento eletrônico.

Assim, os pedidos de isenção dos Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro ou relativos a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) poderão ser feitos pelo próprio site da Receita Federal. Antes, o comprador deveria comparecer presencialmente a uma unidade da Receita para fazer o pedido de isenção de impostos.
Segundo a Receita Federal, a medida deve diminuir o tempo de espera de 100 dias para 72 horas na liberação dos impostos, nestes casos.

Já em Pernambuco, os portadores de mobilidade reduzida e outras deficiências graves também podem comemorar mais uma vitória. Por meio de uma nova Lei (16.203/2017), os bancos de todo o estado deverão oferecer atendimento em libras, além de facilitar o acesso dos cães-guia dentro das agências e do atendimento prioritário.

As agências deverão fixar um cartaz sobre tais medidas. Para quem não cumprir, haverá multa no valor de R$ 1 mil a R$ 5 mil.

PUBLICIDADE

Comentários