Governo vai reduzir para 60 anos a idade para sacar o PIS/Pasep

O governo anunciou, nesta sexta-feira (22), que vai reduzir para 60 anos a idade para saques do abono salarial PIS/Pasep, independentemente do sexo da pessoa. Para isto, vai ser preciso editar uma medida provisória, afinal, atualmente, a idade para o saque é de 65 anos para homens e 62 para mulheres. A informação foi dada pelo presidente Michel Temer, no Palácio da Alvorada.

“A ideia é reduzir o prazo para 60 anos, porque isto facilita o saque no PIS/Pasep. A razão básica é esta. Porque o dinheiro está lá para aqueles que colaboraram, seja do serviço privado, seja do serviço público. Então é bom sacá-los. E sacar aquelas importâncias significa botar novas verbas na economia brasileira.”

Segundo o presidente Temer, os valores dos saques ainda não estão fechados, mas a estimativa é que fiquem acima de R$ 12 milhões.

“Naquele primeiro valor, naquela primeira idade, 65, 62, a ideia é que vá aí de R$10 a 12 bilhões. Eu agora confesso a vocês que, reduzindo para 60, eu não sei bem, mas seguramente vai aumentar este valor. Serão vários bilhões.”

Este recurso do abono é destinado para o trabalhador do setor público ou do setor privado que contribuiu para o PIS ou para o Pasep até o dia 4 de outubro de 1988 e que não tenha feito o resgate total do saldo do fundo.

Comentários