Testes rápidos de HIV/AIDS serão realizados gratuitamente no centro de Caruaru

A Secretaria de Saúde de Caruaru, em parceria com Secretaria do Estado de Pernambuco, vai disponibilizar uma Unidade Móvel para a população caruaruense realizar, gratuitamente, testes rápidos de HIV/AIDS. A ação acontece na próxima segunda-feira (18), das 10h30 às 15h30, no Marco Zero do município, e faz parte da programação do Dezembro Vermelho, que chega a sua última semana de atividades.

De acordo com a Gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Giselda Melo, a iniciativa é uma forma de levar o diagnóstico precoce às pessoas, que transitam pelo Centro da cidade, principalmente aqueles que não têm tempo para realizar os exames. O teste é gratuito e dura apenas 15 minutos.

A programação do Dezembro Vermelho segue até o dia 22 de dezembro com palestras educativas; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C; atividades que busquem melhorar a qualidade de vida; entre outros.

Confira a programação geral:

Programação Dezembro Vermelho

18/12, 10h30 às 15h30

– Ação de testagem com a Unidade Móvel (ônibus) no Marco Zero de Caruaru

20/12,

– Roda de Conversa com Dra Eline Gomes “Viver com HIV”

– Atividade Educativa no Serviço de Atenção Especializada – Centro de Saúde Amélia de Pontes

22/12, 8h às 12h

– Ação com CTA Itinerante no PSF Rendeiras (realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C);

– Ação de palestra na Clínica da Mulher com as ginecologistas Dra. Nilene Clemente e Valcarla Galindo

Dezembro

– Durante todo o mês de dezembro a Atenção Básica, através das Unidades de Saúde da Família – PSFs, estará realizando atividades educativas e de prevenção.

Comentários