Fóruns da Juventude começam no Recife

forum juventude

Executivas da SDSCJ se unem para momento de escuta nas comunidades

Jovens de três escolas do Pina se reuniram na Escola Estadual Delmiro Gouveia, no Pina, para participar do primeiro Fórum da Juventude do Recife. Articulado pelo programa Governo Presente, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), o fórum é uma estratégia do Governo Paulo Câmara para chegar junto das comunidades e começar as discussões e o controle social, por meio do segmento mais vulnerável à violência: os jovens.

A secretária Executiva de Articulação Social (Seart), Anelena de Almeida, abriu o fórum convocando os 70 jovens presentes, de três escolas do bairro, a falar sobre a situação das comunidades do entorno, como o Bode. “Estamos aqui para este momento de escuta, ouvir as propostas de melhorias para a comunidade onde vivem. Fizemos o levantamento das demandas com vocês, em duas reuniões, e agora juntamos todo o grupo para votarmos as prioridades”.

O fórum é uma articulação do Governo Presente, coordenado pela Executiva de Articulação Social (SEART), e da Executiva de Políticas para Criança e Juventude (SEPCJ), ambas da SDSCJ, em parceria com Secretaria de Educação, do Governo de Pernambuco.

Brenda Aparecida, 15, que estuda na Escola Nossa Senhora da Conceição, acredita que o evento é uma oportunidade para sermos ouvidos e mudarmos a nossa comunidade para melhor. “No Bode tem muita sujeira e falta policiamento e iluminação. O principal problema é mesmo a falta de diálogo entre as pessoas, que disputam espaços, brigam e não se unem para mudar as coisas”, disse.

Fóruns da semana – Na tarde de​sta terça-feira

outras Estações do Governo Presente realizam seus fóruns no bairro Jardim São Paulo, no Recife, e Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. Na quarta-feira (6), os Fóruns da Juventude seguem para Santo Amaro e Afogados, no Recife, e na quinta-feira (7) acontece o segundo fórum de Caruaru, no bairro de Salgado.

Hoje no Fórum de Santo Amaro, o secretário Executivo de Políticas para Criança e Juventude, João Suassuna, vai estar presente na escola para comemorar com a juventude, em ato simbólico, o aniversário de um ano do ID Jovem, Programa Nacional Identidade Jovem, documento que possibilita benefícios de meia-entrada aos jovens.

“O caminho encontrado para montar os Núcleos de Cultura de Paz nas escolas é realizar os fóruns, onde os próprios jovens sejam multiplicadores e depois mediadores. Para isso, começamos com reuniões preparatórias em todas as escolas para só agora, em dezembro, realizar os Fóruns da Juventude”, disse Conceição Costa, coordenadora de Ações Integradas da Seart.

O Fórum da Juventude começou no último dia 28 de novembro, em Caruaru, e será realizado em escolas de 14 bairros de 27 Regiões, até ferreiro de 2018. Ao mobilizar as entidades e coletivos juvenis, a dinâmica será discutir e propor alternativas para o enfrentamento à violência nestes locais, com altos índices de criminalidade. Em 2018, serão articulados os Núcleos de Cultura de Paz nas escolas estaduais.

Comentários