Partidos de esquerda se reúnem nesta terça-feira, 28, para debater sucessão presidencial

PUBLICIDADE

Representantes do PT, PDT, PSB, PCdoB e PSOL, que atuam no chamado “campo da esquerda”, vão se reunir em Brasília nesta terça-feira (28) para o primeiro debate interno sobre a sucessão presidencial.

Dos cinco, três já pré-lançaram candidatos à sucessão de Michel Temer. O PT deseja marchar com Lula, o PDT com o ex-ministro Ciro Gomes e o PCdoB com a deputada estadual Manoela D’Ávilla (RS).

O PSB ainda não sabe o que fará – se lança candidato próprio ou se faz aliança com um dos outros partidos – e o PSOL, idem.

Depois de romper com o governo Dilma em 2013 e apoiar o seu impeachment, o PSB voltou a dialogar com o PT. Os socialistas estariam admitindo a marchar com Lula para presidente em troca do apoio do PT para seus candidatos a governador nesses estados: Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Espírito Santo, Paraíba e Distrito Federal.

É uma negociação improvável de acontecer, pois o PT tem candidatos fortes em Minas (governador Fernando Pimentel) e São Paulo (Luiz Marinho).

Os candidatos do PSB nesses estados são, respectivamente, Márcio Lacerda, Paulo Câmara, Márcio França, Renato Casagrande e Rodrigo Rollemberg.

PUBLICIDADE

Comentários