Prefeitura de Caruaru irá fornecer o Garantia-Safra para 1000 agricultores rurais

PUBLICIDADE

O reforço financeiro da Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural do município irá possibilitar um número maior de beneficiados, superando o ano passado que teve 276 agricultores contemplados

Equipes da Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural de Caruaru (Suder) estão realizando visitas à Zona Rural do município para proceder com o cadastramento de agricultores rurais no Garantia-Safra. O seguro faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e é direcionado aos produtores que tiveram 50% de perda da produção agrícola devido às condições climáticas, especialmente a seca. Com o reforço financeiro da secretaria, será possível beneficiar este ano, 1000 agricultores, superando a marca do ano passado de 276 beneficiários.

O cadastro já está sendo realizado por equipes integradas da Suder e Ipa em três dos quatro distritos rurais de Caruaru, através de reuniões pontuais onde o programa é apresentado à população local. O Primeiro Distrito Rural, a princípio, não será contemplado pelo seguro por ter grande incidência de chuvas que possibilitam o plantio e a colheita, diferente dos demais. Caso não seja atingida a quantidade de 1000 cadastros, esse distrito também poderá ser beneficiado.

O auxílio financeiro será de R$ 850,00 e poderá ser dividido e recebido pelo produtor rural em até cinco parcelas. A medida é uma forma de contribuir para a segurança alimentar da família do agricultor. “A prefeita Raquel Lyra teve a sensibilidade de entender a importância desse benefício para os agricultores de Caruaru e nos possibilitou o aumento do quantitativo de 276 para 1000 beneficiários. Isso é a prova do compromisso da gestão com a Zona Rural do município, assumido ainda em campanha”, declarou o secretário Diogo Cantarelli.

Para se cadastrar, é necessário aderir ao programa por meio da inscrição e pagamento anual do aporte no valor de R$ 17, através do boleto bancário, que deverá ser pago em fevereiro ou março de 2018. Em Caruaru, o cadastramento do Garantia-Safra está sendo feito, exclusivamente, dentro dos encontros promovidos pela secretaria nas localidades rurais. Para isso, é necessário que o agricultor esteja com a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ativa, que tem validade de dois anos. Quem não tiver com o documento em dia deve procurar o IPA ou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e regularizar a situação.

Caruaru já conta com 183 agricultores pré-cadastrados em seis reuniões realizadas. A última aconteceu na tarde desta quinta (23), na Serra de São Bento, onde a agricultora Edileuza Maria da Silva, de 27 anos, realizou o cadastro dela e o da mãe, dona Maria de Lourdes Assis, de 51, que também trabalha na roça. “Bom mesmo é quando o inverno vem, mas quando não tem chuva, toda ajuda é bem-vinda. No roçado a gente planta, mas garantia não tem, e esse dinheiro já dá para comprar o alimento”, garantiu Edileuza.

A próxima reunião será na quarta-feira (29) às 08h, no Sítio Salgadinho, e de lá, a equipe seguirá para o encontro com os agricultores da Vila de Carapotós, às 09h30. Às 11h, do mesmo dia, terá reunião no Sítio Craibeira e às 15h, no Sítio Caldeirão de Baixo. Para saber mais informações sobre o calendário das visitas, basta se dirigir à sede da Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural de Caruaru (Suder), que fica na Rua Dr. José Rafael Cavalcanti, s/nº, Pinheirópolis, de segunda à sexta, das 07h às 13h. O telefone para contato é o (81) 3701-1463. O IPA também fornece as informações e fica na Avenida Dom Bosco, n° 20, Maurício de Nassau (por trás do Colégio Estadual).

PUBLICIDADE

Comentários