Apenas 20% dos doadores de sangue de Caruaru são fidelizados

Na terra da famosa Festa de São João, evento que dura 30 dias e reúne milhões de pessoas, somente 20% do total de doadores são fidelizados, ou seja, doam regularmente. Com uma média de 60 bolsas coletadas diariamente, o Hemope de Caruaru atende a 32 municípios e, segundo a coordenadora do Setor de Captação de Doadores, Maria José de Menezes, esse número consegue suprir a demanda, mas, em alguns períodos, incluindo as festividades de São João, as campanhas de captação de doadores são intensificadas. A baixa em alguns tipos sanguíneos também mobiliza toda a equipe do hemocentro.

“Tem uma época em que aquele grupo sanguíneo sai mais. Na nossa região, o tipo sanguíneo que mais sai é o A positivo e o O positivo. Então, a gente intensifica a chamada maior em cima desses grupos sanguíneos dos negativos. Se tivesse uma catástrofe, a gente não podia realmente atender. Mas, dentro dos 32 municípios que a gente atende, posso te dizer que a gente pode atender com tranquilidade.”

Os municípios de Bezerros, Belo Jardim, Taquaritinga do Norte e Pesqueiras são alguns dos atendidos pelo Hemope de Caruaru, além de duas agências transfusionais: uma no Hospital Mestre Vitalino e a outra, no Hospital Regional do Agreste, que são hospitais-polos e atendem pacientes das regiões próximas. O Hemope fica na Avenida Osvaldo Cruz, Sem Número, Bairro Maurício de Nassau. O doador pode entrar com contato pelo telefone 3719-9565. Repetindo: 3719-9565. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, de sete e meia da manhã ao meio-dia e de uma e meia até as cinco da tarde. Para doar sangue, basta ter boa saúde, não ingerir bebidas alcoólicas 24 horas antes da doação e pesar no mínimo 50 quilos. É importante se lembrar de levar um documento oficial com foto. Para mais informações sobre doação de sangue, acesse: saude.gov.br/doesangue.

Da Agência do Rádio

Comentários