Câmara de Defesa Social aconteceu pela primeira vez no Sertão do Estado

Para reforçar a descentralização e interiorização das estratégias e ações de segurança em Pernambuco, a secretaria de Defesa Social (SDS) realizou nesta terça-feira (24), em Serra Talhada, no Sertão pernambucano, a reunião da Câmara de Defesa Social. Gestores das Polícias Militar, Civil e Científica e do Corpo de Bombeiros reúnem-se semanalmente, com o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, para discutir estratégias de segurança.

A Câmara de Defesa Social é um colegiado vinculado ao Pacto pela Vida (PPV) que identifica ações transversais de outras secretarias e esferas de governo para serem implementadas às reuniões do PPV. Como estratégia de gestão, reuniões semanais acontecem no Recife.

O objetivo é tratar de ações de prevenção à violência de forma integrada entre os órgãos de segurança pernambucanos. Pela primeira vez em Serra Talhada, estarão reunidos comandantes de batalhões da PM e do CBMPE, delegados e integrantes da Polícia Científica, das Áreas Integradas de Segurança do Sertão (Diretoria Integrada do Interior II), coordenados pelo secretário executivo de Defesa Social.

“Vamos discutir acerca dos índices de criminalidade em cada uma das oito Áreas Integradas de Segurança do Sertão, bem como, faremos encaminhamentos para enfrentar e combater a criminalidade na região”, ressaltou Freire.

Buscando integrar os poderes participaram da reunião no Sertão do Pajeú, os prefeitos das cidades de Flores, Calumbi, Betânia e Triunfo. Também estiveram presentes os vice-prefeitos de Serra Talhada e de Santa Cruz da Baixa Verde. Representantes da Associação de Vereadores do Araripe (AVA) compareceram e também deram sua colaboração no combate à criminalidade na região.

” Importante que essas reuniões aconteçam nas regiões. Hoje foi possivel dar sugestões para que o planejamento seja pensado de acordo com a particularidade de cada município. Além disso, pedimos reforço no policiamento para garantir a segurança em nossas cidades”, completou o prefeito de Flores, Marconi Santana, que também é presidente do Consórcio Integrado dos Municípios do Pajeú (CIMPAJEU).

REFORÇO AÉREO – Até meados de 2018 a Secretaria de Defesa Social tem planos para instalar no município de Serra Talhada, localizado no Sertão do Pajeú, uma unidade do Grupamento Tático Aéreo (GTA). Para isso está estudando a viabilidade técnica e prospectando um local no município em parceria com a prefeitura.

A instalação do GTA na cidade faz parte do plano de segurança do Governo do Estado que prevê a interiorização da unidade e fortalecerá, prioritariamente, o combate às quadrilhas que atuam em investidas contra bancos e carros-fortes bem como no tráfico de drogas na Região.

Comentários