INSS já implantou atendimento digital em 167 de suas agências no País

PUBLICIDADE

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já implantou novo modelo de atendimento digital em 167 de suas unidades em todo País. O INSS Digital começou a ser testado no início do ano no interior do Rio Grande do Norte e, em julho, começou a ser expandido para todo o Instituto com a previsão de alcançar 300 agências até o final do ano. Dentre as 167 unidades do modelo digital, 80 atendem dessa forma há mais de um mês e já apresentaram redução no Tempo Médio de Espera do Atendimento (TMEA). Esse índice passou de 51 dias, em setembro do ano passado, para 27 dias, em setembro deste ano. O TMEA é uma média entre o dia em que o trabalhador agendou o atendimento e o dia em que ele foi recebido na agência do INSS.

O projeto INSS Digital consiste na adoção de uma nova forma de atender em que o cidadão terá acesso aos serviços com rapidez e segurança. O novo modelo transforma a tramitação de processos em papel para o modo digital, tornando mais ágil a análise dos requerimentos, com a distribuição dos processos de forma eletrônica de uma unidade para outra.
O INSS Digital abrange também o estabelecimento de Acordos de Cooperação Técnica (ACT) entre o Instituto e organizações representativas, públicas ou privadas, para facilitar o acesso aos serviços e ao reconhecimento dos direitos dos cidadãos. Com isso, o segurado vinculado a uma dessas organizações pode fazer o pedido de benefício diretamente na entidade, sem precisar ir a uma agência do INSS. Já foram feitos até agora, no país, 115 ACTs entre o INSS e as entidades parceiras, como prefeituras, sindicatos, empresas e associações.
Os processos relativos a essas parcerias são enviados eletronicamente para os polos de análise, unidades que trabalham exclusivamente com requerimento eletrônico e que funcionam nos espaços internos administrativos do INSS nos estados. Até o momento, já foram criados dez polos de análise.
Também faz parte do INSS Digital a disponibilidade de novos serviços no Portal INSS (inss.gov.br), entre eles extratos que antes precisavam ser obtidos numa agência do INSS. O portal do INSS permite a realização de agendamento, consultas, retirada de extratos e envio de documentos digitalizados para agilizar o atendimento no dia agendado. O aplicativo do site também está disponível para celulares com sistemas operacionais Android.
O projeto INSS Digital é a base de um processo mais amplo cujo objetivo é facilitar a vida do cidadão, de forma que tenha acesso aos benefícios e serviços do INSS, sem precisar se deslocar e gastar com isso. Além disso, através dos canais remotos (Portal INSS e Central que atende pelo telefone 135) o cidadão e as entidades representativas podem acompanhar, em tempo real, as etapas da análise dos seus processos.

 

PUBLICIDADE

Comentários