Gerência de Proteção Animal promove o “Dia D do Combate a Leishmaniose”

PUBLICIDADE

A Secretaria de Serviços Públicos, através da Gerência de Proteção Animal (GPA), realizará o “Dia ‘D’ do Combate a Leishmaniose”, na próxima quarta-feira, 27, das 9h às 13h, na sede da GPA. O evento contará com palestras, sorteios de brindes e de 50 encoleiramentos, entre os participantes. O Dia ‘D”, tem o apoio da Secretaria de Saúde e a parceria das empresas MSD, Scalibor e Melodia PET. A entrada é gratuita.

A Secretaria de Saúde vai participar da ação com 15 profissionais. Serão fornecidos 50 testes diagnósticos para Leishmaniose visceral em cães, vacinação antirrábica pra cães e gatos, e palestras com temas de educação em saúde sobre leishmaniose visceral, transmissão, situação do cão e prevenção.
A Sede da Gerência de Proteção Animal (GPA) fica na Avenida Rádio Cultura do Nordeste, nº 1000, Bairro Indianópolis. Por trás do Caruaru Shopping.

O que é a Leishmaniose?
A Leishmaniose é uma doença infectocontagiosa causada por um protozoário, conhecido como Leishmania spp, que é transmitido pela picada do mosquito flebótomo infectado, também conhecido como “mosquito palha”. É considerada uma zoonose, podendo acometer o ser humano e cães. Nos caninos de estimação, ela é conhecida como Leishmaniose Visceral Canina.
A confirmação da doença só pode ser feita através de exame sorológico específico. Alguns sintomas que estão associados à doença e que podem levar o proprietário a desconfiar da enfermidade são: dermatites, feridas na pele que nunca cicatrizam, febre, emagrecimento progressivo, fraqueza, falta de apetite, lesões oculares e sangramentos nas formas mais graves.

PUBLICIDADE

Comentários