Campus Pesqueira realiza Encontro Pedagógico 2017.2

Com uma programação diversificada e a proposta de discutir como se dá a construção do conhecimento, o Encontro Pedagógico 2017.2 do IFPE Campus Pesqueira iniciou as atividades do segundo semestre do ano letivo nesta última terça-feira (18). O tema central do encontro foi “A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico”.  A iniciativa partiu da Direção Geral e de Ensino, em parceria com a Assessoria Pedagógica e as Divisões de Ensino Técnico e Superior.

A palestra de abertura ficou por conta a professora doutora Mônica Araújo da Direção do Departamento de Educação da UFRPE. No período da tarde, foi constituída a mesa redonda para discutir o tema “Educação e Construção do Conhecimento”.

Os debatedores fazem parte da prata da casa. O professor Bartolomeu Cavalcanti falou da evolução histórica do conhecimento científico. O professor Kleber Rodrigues dissecou sobre a influência do paradigma dominante nos campos do conhecimento e a crise do paradigma dominante e emergente. Já a professora Andreza de Lima explanou sobre as pedagogias conservadoras e a reprodução do conhecimento científico e fez reflexões a cerca do processo de construção do conhecimento.

No segundo dia de encontro (19/07), foi a vez da palestra da professora doutora Claúdia Sansil a qual esteve a frente da reitoria do IFPE nos últimos anos. Ela apresentou um pouco dos resultados de sua pesquisa de doutorado e palestrou sobre “Como os Estudantes do IFPE enxergam as práticas docentes?”.

No período da tarde, os professores se reuniram com suas coordenações a fim de planejarem as diretrizes para o segundo semestre letivo.

Comentários