Em Caruaru, programação do São João conta com interpretação em Libras

PUBLICIDADE

A iniciativa tem como objetivo assegurar a inclusão social e garantia dos direitos das pessoas surdas

Caruaru, no Agreste de Pernambuco, é referência nacional quando o assunto é inclusão social nos festejos juninos. Durante este período o projeto ‘São João com Inclusão’ traz shows nacionais com a tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), especialmente para o público surdo do pátio de eventos Luiz Gonzaga, principal polo de animação da festa.

Nos finais de semana de Junho o local chega a receber até 100 mil pessoas em geral de todas as partes do Brasil. De acordo com o professor e intérprete de Libras do São João de Caruaru, Álvaro Ferreira, o projeto permite que a Comunidade Surda tenha completa compreensão de um show para garantir lazer e felicidade de quem frequenta o espaço.

Ainda segundo ele, o projeto tem a proposta de colaborar com a consciência social para o público em geral, que não possui a surdez, mas que pode se sensibilizar ao observar as interpretações nos telões do evento.

Hoje no Brasil há mais de 10 milhões de pessoas surdas, segundo o censo de 2010 doInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE). O ‘São João com Inclusão’ eleva a autoestima de uma população que quase nunca é percebida.

Desde 2013 o intérprete de Libras, Álvaro Ferreira, é responsável pela interpretação dos shows em Libras do São João de Caruaru. Para isso é preciso de muita dedicação, amor e conhecimento para se comunicar com os surdos que participam da festa. Não basta apenas usar os sinais é necessário também se envolver com o ritmo da música.

Álvaro já fez interpretações de diversos artistas nacionais durante o São João de Caruaru, entre eles: Wesley Safadão; Jorge e Mateus; Elba Ramalho; Dorgival Dantas; Luan Santana; Zezé di Camargo e Luciano; Gustavo Lima; Gabriel Diniz; Bell Marques; Banda Magníficos; Geraldinho Lins entre outros.

A novidade deste ano do ‘São João com Inclusão’ é que a comunidade surda pode escolher o show que deseja ver em Libras no pátio de eventos, através do site:https://libras.caruaru.pe.gov.br/

Em 2015 Caruaru foi premiada nacionalmente na 21ª Edição do Prêmio Direitos Humanos, pelo case do sucesso “Selo Nacional de Acessibilidade”.

PUBLICIDADE

Comentários