Tony Gel apresenta voto de aplauso pela passagem do centenário de nascimento do Bispo Emérito de Caruaru Dom Augusto

O Deputado Estadual Tony Gel (PMDB), apresentou no plenário da Assembleia Legislativa, na tarde quarta-feira 24, requerimento solicitando um Voto de aplauso pela passagem do Centenário de nascimento do Bispo Emérito de Caruaru, Dom Augusto Carvalho, a ser comemorado na próxima sexta-feira 26.

Tony Gel destacou que na Capital do Agreste,  Dom Augusto foi o fundador Do Seminário Diocesano, ele também tomou a iniciativa de adquirir o Colégio Caruaru, transformando-o no Colégio Diocesano, considerado um dos mais conceituados até hoje. E que além disso, construiu vários locais de acolhimento de pessoas pobres, como a as Casas das Conferências Vicentinas. O parlamentar lembrou também que a grande obra social de Dom Augusto foi a construção de mais de 300 casas populares, cujo conjunto até hoje é chamado de Vila do Bispo.

”Dom Augusto foi o bispo do Nordeste que mais ordenou novos padres, além de ser o único a participar de todas as etapas do Concilio Vaticano II, que deu novo destino as ações pastorais da Igreja em todo o mundo. E que em 1992, ao completar 75 anos de idade, comunicou a Sua Santidade, o Papa João Paulo II, que terminaria ali a sua missão de governante da Igreja na Diocese de Caruaru, por 34 anos, sendo sucedido por Dom Antonio Costa”, registrou Tony

 

Dom Augusto Carvalho, nasceu em 1917, numa pequena fazenda chamada Pau de Prensa, próxima à Vila de Santa Maria, à época pertencente a São José do Belmonte, no Sertão do Estado. Dom Augusto iniciou seus estudos na Cidade de Floresta e depois foi encaminhado para o Seminário São José na Diocese de Pesqueira.  Dom Augusto tomou posse como Bispo Diocesano de Caruaru, em 11 de dezembro de 1959. Dom Augusto faleceu em Caruaru, aos 80 anos, em 8 de agosto de 1997.

Comentários