Sebrae/PE oferece série de capacitações gratuitas para microempreendedor individual

PUBLICIDADE

A Semana do MEI 2017, voltada para empresários e pessoas que desejam abrir o próprio negócio, terá mais de 250 palestras e oficinas. A partir de 2 de maio, as unidades do Sebrae desenvolvem programação em todo o Estado

Empresários e pessoas que desejam abrir o seu próprio negócio terão uma série de oportunidades para capacitação e orientação em gestão empresarial com a Semanado Microempreendedor Individual (MEI) 2017. O evento é realizado pelo Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em todo o país, de 8 a 13 de maio. Em Pernambuco, a programação se estende ao longo do mês, de 02 a 28 de maio, com previsão de 278 oficinas e palestras gratuitas. Os interessados ainda vão poder ter o atendimento ao MEI – formalização, baixa, impressão de DAS, declaração de rendimentos e informações – e participar de consultorias com especialistas em pequenos negócios.

Os microempreendedores individuais são aquelas pessoas que trabalham por conta própria e desejam transformar seu comércio, fábrica ou serviço em uma empresa formalizada. Para isso, a Receita Federal oferece uma modalidade tributária reduzida, o Simples Nacional, taxa unificada de impostos que cede ao microempreendedor um CNPJ, permite a emissão de nota fiscal e facilita o acesso a crédito como pessoa jurídica. Desse modo, o MEI terá direito a benefícios trabalhistas como aposentadoria, auxílio-doença, licença-maternidade e, ainda, a possibilidade de contratar até um funcionário. Estão dentro dessa faixa de contribuição as empresas que faturem até R$ 5 mil por mês ou R$ 60 mil por ano.

De acordo com pesquisas desenvolvidas pelo Sebrae, a maioria dos microempreendedores individuais trabalha com serviços e comércio, não possuem outra fonte de renda, se formalizam para ter uma empresa formal e benefícios do INSS. As pesquisas também apontam que, com a formalização, 68% aumentaram as vendas, 78% melhoraram condições de compra junto aos fornecedores e 50% passaram a vender para outras empresas. “O MEI responde hoje por quase 300 mil da força empreendedora no estado. Dessa forma, a importância da Semana do MEIserá voltada para o aperfeiçoar a gestão e estimular o crescimento desses negócios por meio da inovação”, afirma Ana Cláudia Dias, diretora técnica do Sebrae em Pernambuco.

Para quem deseja saber mais, a programação da Semana do MEI 2017 vai abordar as etapas pertinentes à abertura e desenvolvimento de uma empresa individual. Quem ainda não deu entrada no MEI vai se informar sobre planejamento, organização e conhecer as pesquisas de mercado. Nesta edição, o evento estará unido à 4° Semana Nacional da Educação Financeira, uma parceria com o Banco Central. A programação foi baseada nas pesquisas do Sebrae Nacional quanto à carência do MEI, que engloba marketing e vendas, finanças, planejamento e empreendedorismo.

Além disso, os microempreendedores que já estão no mercado vão ter capacitações sobre o uso das mídias sociais para empresas, sobre como evitar as dívidas e inadimplência, conhecer as tendências de mercado e como aumentar as vendas através do planejamento de marketing. Também estarão dentro da Semana do MEIas palestras que compõem o programa SEI (Sebrae Microempreendedor Individual), que esclarece sobre estratégias de vendas, administração, compras e planejamento. “O intuito do Sebrae é ampliar a informação e a orientação para a formalização desses negócios, principalmente nesse momento da economia, quando muitas pessoas buscaram atuar em uma atividade produtiva”, declara Ana Dias.

RMR – A unidade sede do Sebrae em Pernambuco concentra suas atividades na Universidade do Vale do Acaraú (UVA), no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. Do dia 2 até 13 de maio, acontecerão oficinas e orientações coletivas na UVA das 8h às 22h. É importante que a pessoa interessada esteja com documento oficial em mãos para realizar a inscrição no local do evento e, caso tenha empresa, levar o número do CNPJ. Também haverá programação da Semana do MEI no Paulista Northway Shopping, Rodovia PE-15, km 16,5, de 15 a 19 de Maio, e no Centro de Educação Integral à Criança e Adolescente (CAIC) Norma Coelho, em Peixinhos, Olinda, de 22 a 26 de Maio.

Os parceiros do Sebrae/PE também desenvolvem uma programação própria dentro da Semana do MEI 2017. O Shopping Tacaruna, por meio do Tacaruna Social, terá capacitações sobre sucesso empresarial, qualidade no atendimento, gestão financeira e manipulação de alimentos entre os dias 15 e 19 de maio. O Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, oferece as oficinas do programa SEI. O Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, também oferece esta programação entre os dias 22 e 26 de maio. Já o Instituto Peró, ligado ao Shopping Guararapes, no bairro de Piedade, Jaboatão dos Guararapes, terá oficinas sobre empreendedorismo de 8 a 12 de maio.

INTERIOR–O Sebrae também terá programação por todo o interior de Pernambuco, por meio das suas unidades que estão presentes na Mata Norte (Goiana), Mata Sul (Cabo de Santo Agostinho), Agreste Central e Setentrional (Caruaru), Agreste Meridional (Garanhuns), Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica (Serra Talhada), Sertão do Araripe (Araripina) e Sertão do São Francisco (Petrolina). Cada praça também irá trabalhar capacitações, palestras e consultorias nas cidades vizinhas, tudo gratuito e com certificado digital.

A programação completa pode ser consultada no sitewww.sebrae.com.br/semanadomei. Para mais informações, o telefone é 0800 570 0800.

PUBLICIDADE

Comentários