CTA comemora 20 anos de prestação de serviço em Caruaru

Neste mês de abril, é comemorado os 20 anos da implantação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Caruaru.  A Secretaria de Saúde, em parceria com o Centro, oferece trabalho de orientação, prevenção e aconselhamento individual e coletivo. O CTA trabalha para reduzir a transmissão do HIV/aids, das hepatites virais e sífilis, além de promover a qualidade de vida dos pacientes.

 Só no ano passado, foram realizados mais de  12.000 testes rápidos de sífilis, hepatites B e C e HIV/AIDS. Deste número, apenas 74 foram reagentes para o vírus HIV. Em 2017, mais de 900 pessoas foram testadas, e deste número, 29 são soropositivas.

 “Uma novidade que o centro está trazendo é a realização do CTA/COAS itinerante, onde saímos com uma unidade móvel para atender a população mais distante, que por alguma dificuldade, não pode ir até nós. Nesta quinta-feira, pela manhã, estaremos atendendo na Vila Feliz, micro área do Gonçalves Ferreira.” destaca Giselda Melo, gerente do CTA.

 A unidade tem como objetivo promover o fortalecimento da rede de atenção e linhas de cuidado às DST (Doença Sexualmente Transmissível) e também a prevenção, diagnóstico precoce da infecção pelo HIV, pelas hepatites virais  e redução de risco e vulnerabilidade da população. Entre as ações oferecidas pelo Centro de Apoio, estão: teste rápido de HIV/aids, sífilis e hepatites, palestras a fim de orientar a população em relação às doenças sexualmente transmissíveis e entrega de preservativo masculino e feminino.

 Giselda ainda lembra da importância da prevenção da doença. “Nossa maior tarefa é orientar e conscientizar as comunidades, de que a prevenção é a melhor arma contra as doenças sexualmente transmissíveis. Usar preservativo nas relações sexuais significa cuidar de si mesmo e da pessoa que está com você.”

 O departamento realiza cerca de 40 testes rápidos por dia, e entrega de preservativos na sua sede que fica localizada na Rua Coronel Limeira, 189, centro de Caruaru. Para mais informações ou dúvidas, o telefone para contato é o (81) 3701 1428.

Comentários