Projeto vai unir entidades públicas e privadas, para prevenção em acidentes de moto em Caruaru

PUBLICIDADE

O projeto Moto Amiga, em parceria com a Destra (Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes) e o Cepam-PE (Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto), passam a desenvolver ações preventivas, educacionais e de fiscalização para reduzir o número de vítimas envolvidas em acidentes com motocicletas, em Caruaru. A cooperação inclui a realização de cursos gratuitos de pilotagem defensiva, além da realização de Fóruns para apresentação de resultado e discussão de ações promovidas pela parceria.

Em convênio com a Destra, o Moto Amiga vai realizar o Curso de Pilotagem Defensiva para motocicletas, aperfeiçoando o treinamento dos agentes do órgão de trânsito, assim como também promovendo a capacitação do público em geral habilitado: motociclistas, mototaxistas e motofretistas. O curso gratuito será ministrado pela equipe de instrutores da Associação Brasileira de Distribuidores Honda (Assohonda), por meio do Núcleo Operacional Assohonda (NOA–II), sob a supervisão da Destra.

Os eventos acontecem nos dias 07 de abril, 02 de junho, 04 de agosto e 06 de outubro de 2017. A carga horária do curso contará com quatro horas/aula, divididas em dois módulos: fundamentos teóricos e aplicação prática. Em Caruaru, as aulas acontecem no Autódromo Ayrton Senna, localizado às margens da BR104 (km 62), das 8h às 12h, e das 13h às 17h. Entre os temas, serão abordados: Definição e elementos da pilotagem defensiva; Condução em condições adversas; Condução em situações de risco; Ultrapassagens; Derrapagem; Ondulações e buracos; Cruzamentos e curvas; Técnicas de frenagem; uso de EPIs; e Manutenção correta das motocicletas.

O curso de Pilotagem Defensiva do Moto Amiga é destinado a motociclistas e busca aprimorar as competências quanto à condução segura de motocicletas. O objetivo é disseminar os conhecimentos sobre o manejo eficaz das motos, sempre buscando a condução correta e segura, minimizando as possibilidades de acidentes de trânsito, além de incrementar as habilidades de condução adequada, com técnicas de pilotagem responsável e segura. “Muitas vezes, os acidentes acontecem pela falta de conhecimento ou pela imprudência do condutor”, adverte o presidente do NOA-II, Hipólito Gervásio. “Na aula prática, os instrutores vão demostrar as técnicas corretas aos alunos e à importância de mudar e melhorar o comportamento e controle na motocicleta”, completa.

Cepam-PE
Com a missão de combater os altos índices de acidentes, o Moto Amiga também apoia o Cepam-PE, no desenvolvimento de Fóruns Itinerantes de Mobilização para Prevenção dos Acidentes de Moto. Na ocasião, são apresentados índices e discutidas ações para diminuir as ocorrências e salvar vidas no trânsito. Além do balanço do trabalho da Operação Lei Seca por todo o Estado, o evento apresenta debates com representantes de várias entidades públicas e privadas envolvidas no plano de legislação, fiscalização, saúde e educação.

 

PUBLICIDADE

Comentários