Município de Serra Talhada fica alagado após transbordamento do Rio Pajeú

O Município de Serra Talhada, na região do Pajeú, Sertão de Pernambuco, amanheceu nesta quinta-feira, 26, alagada por causa das fortes chuvas que caíram na região. O rio que afetou a cidade foi o Pajeú, que nasce no Alto do Pajeú, no município de Brejinho. Com o transbordamento das barragens de Rosário, em Iguaraci; de Brotas, em Afogados da Ingazeira; e da barragem de Chinelo, em Carnaíba, o rio Pajeú recebeu um volume muito grande de água. A cidade não recebia essa quantidade de água desde 2004.

Segundo nota divulgada, na última quarta-feira (25), pela Secretaria de Infraestrutura do Estado de Pernambuco (Seinfra), quinze barragens no estado atingiram suas cotas máximas e acabaram vertendo. Do número total, onze eram de municípios no Sertão e quatro na região do Agreste.

Grande parte do comércio foi inundado e bairros da periferia da cidade também foram atingidos.

A defesa civil de Serra Talhada foi acionada e atua na assistência de todos os moradores e comerciantes que foram afetados. O prefeito da cidade, Luciano Duque informa que também já pediu ajuda da Defesa Civil Estado. O Corpo de Bombeiros também está em ação para ajudar na remoção de vítimas ilhadas. As operações estão em andamento e, até o momento, segundo a corporação, já foram retiradas 30 pessoas.

Comentários