Fundaj e FNDE firmam Acordo de Cooperação Técnica

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ambas instituições ligadas ao Ministério da Educação (MEC), assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), ontem. A assinatura foi realizada em Brasília pelos presidentes Antônio Campos e Rodrigo Dias, respectivamente representando a Fundaj e o FNDE.

O acordo visa articular ações conjuntas de apoio ao atendimento-institucional permanente dos gestores da região Nordeste responsáveis por executar, controlar e prestar contas das políticas públicas educacionais do FNDE. Além disso, o documento prevê a elaboração de pesquisas de avaliação de ações da autarquia, realizadas pela Fundaj.

Com prazo de duração de 60 meses, o acordo deu-se por aspectos como a excelente qualificação acadêmica e profissional do quadro de pesquisadores da Fundaj no campo das ciências sociais. Também, pelo entendimento da relevância de intercâmbio de informações entre as instituições. “Vamos auxiliar o FNDE, sendo um braço operacional não só nos atendimentos, mas também oferecendo cursos de formação para gestores, fazendo  pesquisa com o objetivo de auxiliar na correta aplicação dos recursos. Serão duas  linhas de trabalho: formação técnica e pesquisa”, destaca o presidente da Fundaj, Antônio Campos.

Dentro das atribuições do FNDE, está a priorização de demandas conforme dados estatísticos e a elaboração de relatórios, considerando as informações repassadas pela Fundaj. Isso, com o objetivo de ter subsídio para decisões administrativas e ações estratégicas. Já a Fundaj, será responsável por disponibilizar equipe técnica para atuar no atendimento técnico-institucional, além de controlar a qualidade do serviço prestado. As duas partes estão comprometidas a se reunirem no intuito de organizar iniciativas para fiel cumprimento do acordo.

Comentários