Sudene sedia encontro internacional sobre políticas de inovação

O evento vai girar em torno da promoção de políticas descentralizadas de inovação no Brasil. Trata-se de um projeto financiado pela União Europeia, com o objetivo de apoiar a disseminação e a troca de experiências e boas práticas da política regional europeia e de alcançar maior cooperação entre as autoridades de três estados brasileiros (Pará, Paraná e Pernambuco), além de três regiões parceiras da Europa (North-East Romania, na Romênia, Wielkopolska na Polônia e Tolna County, na Hungria).

A Sudene será responsável pela apresentação de uma agenda  regional para o desenvolvimento da Região Nordeste do Brasil. Já o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) será o  moderador do painel “Financiamento do desenvolvimento regional e inovação: a experiência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Banco da Amazônia”.

Constam da programação apresentações sobre experiências dos estados brasileiros participantes; explanações relativas à criação de uma base de conhecimento comum de Estratégias de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (RIS3) no Brasil; política regional do Brasil (Secretaria de Desenvolvimento Regional e Urbano/MDR); discussões e plano de ação. O encontro contará, ainda, com um workshop sobre a criação de uma perspectiva comum sobre RIS3.

A Conferência Final do projeto irá apresentar os resultados já alcançados até o momento e informar sobre a gestão de políticas de inovação em nível regional na Europa e na América Latina.

Comentários