Prefeitura de Caruaru forma mais 16 turmas do Programa Qualifica Caruaru

Foram 191 concluintes que receberam certificados e kits de iniciação profissional

Foi com muita festa e celebração que ocorreu a cerimônia de encerramento de 16 cursos do Programa Qualifica Caruaru. O evento promovido pela Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), aconteceu no Senac Caruaru, nesta quarta-feira (05) e reuniu 191 concluintes que receberam os certificados e os kits de iniciação profissional referentes aos cursos de qualificação promovidos pela SDSDH e Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural de Caruaru (Suder).

A formatura contemplou os formandos dos cursos de cabeleireiro, corte e costura, desenvolvimento web, design de sobrancelhas, ecocondutor, espanhol básico, informática, informática básica, manicure/pedicuro, manutenção de computadores, marketing pessoal de elaboração de currículo, mundo do trabalho, photoshop, prezi, relação trabalho e cidadania e ultrassonografia natural.

Foi uma cerimônia pontuada por diversas apresentações que contou com o Coral Cantando a Vida (da Secretaria de Políticas para Mulheres), da Orquestra de Pífanos – Eita, Pifô!, da Orquestra de Violinos do SCFV, do Grupo de Dança de Salão da Terceira Idade e do Grupo de Pastoril da Terceira Idade do SCFV. A culminância ficou por conta de um desfile de moda onde as alunas de corte e costura trajaram as roupas produzidas por elas próprias durante as aulas.

O Programa Qualifica Caruaru é uma iniciativa da Prefeitura de Caruaru e já promoveu 21 cursos de diversas áreas em vários locais do município e formou 281 pessoas, desde o lançamento, em agosto de 2018. “O Qualifica é um sonho de todos nós, com a coordenação de um grupo de trabalho trazido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico / Economia Criativa (Sedeec) e a efetiva colaboração e execução da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Cada aluno ou aluna aqui presente demonstra a determinação de se qualificar e nos mostra que o que a gente precisa fazer é dar oportunidade”, destacou a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.

A secretária da SDSDH, Perpétua Dantas, citou a união formada por diversas pastas da prefeitura que possibilita a execução do programa e concentra todos os projetos voltados para a qualificação profissional desenvolvidos por cada secretaria, sendo elas: Suder, Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), Educação, SDSDH e Sedeec. “Hoje, a prefeita Raquel Lyra cumpriu uma promessa de seu plano de governo que é dar início à essa grande qualificação profissional para quem precisa. O mercado de trabalho está muito seletivo, exigente, e o desemprego está reinando, então a gente tem, enquanto poder público, a responsabilidade cidadã de qualificar as pessoas para que elas tenham competitividade e oportunidade no mercado de trabalho”, destacou Perpétua.

Comentários