Prefeitura de Caruaru encerra 5ª edição do Maior Encontro de Arborização Urbana do Nordeste

Encontro teve duração de quatro dias com púbico de diversas regiões nacionais e internacionais

Sediado em Caruaru pela primeira vez, o 5º Encontro Nordestino de Arborização Urbana (ENAU), que foi encerrado nesta última quarta-feira (07), com duração de quatro dias e contou com diversas palestras, mesas redondas e workshop. Vindo de diversas cidades do Brasil, o público contou com um time de especialistas renomados no quesito paisagismo e arborização, que trouxe para a cidade as experiências implantadas em outras regiões, e que hoje fazem sucesso.

Com a temática: “Arborização Urbana e Paisagismo: Os Caminhos da Sustentabilidade”, o encontro teve como objetivo despertar na sociedade brasileira o dever individual e coletivo na preservação e implantação de áreas verdes urbanas. “Conseguimos reunir diversos especialistas de diferentes localidades do Brasil e fora dele também, para debater um tema tão importante para qualquer cidade, visto a necessidade que cada município tem em ampliar ainda mais suas metas e projetos na área do meio ambiente e maior qualidade de vida”, afirmou o secretário da Cidade Sustentável e Inovação de Salvador, André Fraga.

Além do público caruaruense, o evento contou com estudantes do IFPE de Recife, representantes das prefeituras de João Pessoa, Fortaleza e Salvador, a promotora de justiça do Ministério Público de Pernambuco, Gilka Miranda, amantes do meio ambiente, bem como, o professor da Universidade Nacional de La Plata, na Argentina, Alfredo Benassi, que encerrou o evento com a palestra: “La Ciudad Viva: Uma pedagogia necessária”.

“Encontros como este de arborização, na verdade, é uma troca de experiências entre os participantes. Poder trazer as temáticas aplicadas em outros lugares e que melhoram a cada dia a qualidade de vida da população é sensacional. Árvores são vidas, árvores são transformadoras, a cada árvore plantada o mundo se renova. Sustentabilidade e qualidade de vida serão os motes de um futuro de sucesso”, frisou o professor Alfredo Benassi.

De acordo com o secretário de Urbanismo e Obras, Rodrigo Miranda, o ENAU foi uma ferramenta para novas metas e implantações na área sustentável da cidade. “Desde o início da gestão, em todos os novos projetos, implementamos elementos do meio ambiente, como as hortas nas escolas e os paisagismos em todas as obras e, assim, nos demais. Com as novas descobertas e técnicas aqui apresentadas, iremos sim, sem dúvidas, aplicar os novos elementos no contexto da nossa cidade, com mais ambientes arborizados e, consequentemente, mais qualidade de vida”, finalizou o secretário.

Comentários