Ameixas, no Agreste, volta a receber água nas torneiras

Compesa realizou investimento de quase 1 milhão para levar água para duas mil pessoas

O novo sistema de abastecimento de água do distrito de Ameixas, localizado no município de Cumaru, Agreste do Estado, começou a ser testado nesta quarta-feira (12). Novos filtros foram implantados para duplicar a capacidade de tratamento da água de três litros por segundo para seis litros por segundo. Dois mil moradores de Ameixas serão beneficiados com água de qualidade nas torneiras e não dependerão mais de caminhões-pipa.

A Compesa investiu R$ 800 mil para recuperar o Sistema existente, implantar novos filtros para duplicar o volume de água tratada e adquirir tubulações para a instalação de um novo reservatório que deverá ser concluído na segunda etapa dos serviços.

Segundo o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Bruno Adelino, a obra é mais um esforço do governo Paulo Câmara para garantir água aos pernambucanos. “Tiramos Ameixas do colapso e vamos continuar levando água de qualidade para a população das cidades e da zona rural”, afirmou. Outras comunidades da zona rural de Riacho das Almas, Cumaru e Passira também estão comemorando a volta da água nas torneiras.

A retomada do abastecimento foi possível graças ao acúmulo de água na barragem de Jucazinho e aos investimentos que foram feitos para sua reativação. Atualmente, Jucazinho conta com 5,26% de volume, o que corresponde a 17,2 milhões de metros cúbicos.

Comentários